SEJA BEM VINDO AO BLOG DA SEMSA

Aqui você encontra as principais informações de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde de Igarapé Miri.
As fotos e as matérias são de exclusividade da equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação)

terça-feira, 29 de março de 2011

IGARAPÉ MIRI INAUGURA LABORATÓRIO DE PRÓTESE

Igarapé Miri ganha mais um presente, nesta quarta feira (30 de março) a Prefeitura Municipal de Igarapé-Mirí através da Secretaria Municipal de Saúde, coloca em funcionamento o primeiro laboratório de prótese dentária da rede pública de saúde. O laboratório vai garantir o atendimento dos usuários do SUS no serviço de confecções de próteses totais e parciais. O novo serviço é um projeto piloto que inicialmente terá a capacidade para confeccionar mensalmente, 30 próteses mediante o encaminhamento pela UBS e pelos PSF’s. O projeto dará prioridade as pessoas com necessidades especiais e de 3˚ idade.

A inauguração será nesta quarta feira (30) no Centro de Especialidades Flor do Miriti (Setor Odontológico).

segunda-feira, 21 de março de 2011

PALESTRA SOBRE LIXO NO MIRITI




                                                                                                               Fotos: IEC
A palestra levou informações sobre os cuidados com o lixo

A Prefeitura de Igarapé Miri, através das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, realizou na sexta-feira, 18, uma palestra sobre “ Lixo” no Centro de Especialidades Flor do Miriti para os usuários daquele centro de saúde.
A palestra foi ministrada pelas funcionárias da secretaria de Meio Ambiente, professoras Ocilene e Joana Darc.
Na palestra ministrada, foi feita a exibição de video falando da importância do trabalho em equipe.Também foi exibido fotos de locais dentro da cidade que estão se tornando lixões, a responsabilidade de cada um em cuidar de seu lixo, mantendo acidade limpa e organizada.
No encerramento foi dado a oportunidade a um dos ouvintes para prestar um depoimento sobre uma experiência que teve em outro município quanto a limpeza da cidade, em seguida houve um sorteio de bolsas e brindes de material reciclável.
A referida ação faz parte do cronograma de palestras do Centro de Especialidades, realizada todas as sextas feiras com apoio do IEC. 
 
Os ususários ficaram atentos a palestra
Duarante a palestra foram expostos algumas experiências
  No final houve distribuição de brindes

O que é o lixo?

Você já observou em sua casa, quantas coisas são jogadas fora todos os dias?
Agora, imagine quantas coisas são jogadas fora todos os dias em outros locais, como restaurantes, escolas, fábricas, hospitais...
Esse material que jogamos fora, que desprezamos e que não damos valor é o que chamamos de lixo.
De onde vem o lixo?
O lixo pode ter várias fontes geradoras. Ele pode ser de origem: residencial, público, comercial, industrial, agrícola, dos serviços de saúde e radioativo.
Como podemos diminuir a quantidade de lixo?
Os 4Rs são a resposta: Reutilizar – Reciclar – Reeducar – Reduzir.
Reutilizar o material na mesma função original, ou criando novas formas de utilização para sacolas de supermercado, sacos de papel, vidro, caixas, papéis de embrulho, etc.
Reciclar é transformar em outros produtos industriais, agrícolas ou artesanais. Fazer compostagem com restos de alimentos para jardins, utilizar garrafas pet para fabricar camisetas, sacolas de leite recortadas em fios para peças de crochê, óleo utilizado na cozinha para fazer sabão, palha de coco para fabricação de xaxins ecológicos, etc.
Para reciclar, é preciso separar materiais. Como medida básica, primeiro observamos se estes materiais são secos ou molhados.
Papel
Restos de alimentos
Papelão
Casca de frutas e vegetais
Plásticos
Fraldas descartáveis
Metais
vidros

Para onde vai o lixo?
É necessário o cuidado com o descarte do lixo por que o mesmo contamina o ambiente. Os lugares apropriados para o descarte do lixo são, em ordem de qualidade: o aterro sanitário, o aterro controlado, o lixão ou vazadouro.
O lixo produz o chorume, que é um líquido residual que contamina o solo e o meio ambiente um gás residual, denominado metano. O primeiro pode atingir os lençóis freáticos e contaminar os cursos d’água.
Por que estamos preocupados com o lixo?
O crescimento populacional descontrolado, o modelo de sociedade em que vivemos que estimula o consumismo e o desperdício gerando um crescente descarte de resíduos que são uma preocupação para a saúde pública, a ecologia, a sociologia e a educação.





terça-feira, 15 de março de 2011

DICA DE SAÚDE - VARIZES

Dependendo do tipo de variz, existem formas de tratamento mais adequados. O importante é começar cedo, pois, quanto mais desenvolvidas estiverem as varizes, mais dolorosa e demorada vai ser a solução.

Para as varizes pequenas, a escleroterapia é o método mais utilizado, e consiste na aplicação de injeções nas veias. Essas aplicações também podem ser feitas sem injeção, por laser ou radiofreqüência.

Para as varizes de maior calibre, o método é o da microcirurgia, que, na maioria dos casos, pode ser feita até em ambulatório com anestesia local.



segunda-feira, 14 de março de 2011

CENTRO DE ESPECIALIDADES FLOR DO MIRITI REALIZA PALESTRA SOBRE A ÁGUA

O diretor Josias Belo apresenta o ministrante da palestra.
Uma iniciativa louvável
Uma palestra sobre os cuidados e o uso da água

O Centro de Especialidades Flor do Miriti, acompanhando o cronograma de realizações de palestras para as pessoas que aguardam por atendimentos nas sexta feiras, promoveu mais uma palestra no dia 11 de março, desta feita o tema foi sobre água. A palestra foi facilitada pelo gerente de saneamento da SEMSA Francisco Santana, com a presença do diretor do CEFM Josias Belo, a Srª Joana, membro do Conselho Municipal de Saúde e funcionários do local.
A palestra teve como objetivo orientar os moradores sobre o cuidado e o uso correto da água.
Durante a palestra houve a interação das pessoas através de perguntas concernentes ao tema.




Francisco Santana foi o facilitador da palestra





SAIBA MAIS SOBRE A ÁGUA


 Água é vida
Temos rios, lagos, mares, florestas, animais, flores e frutos;
Temos água;
Temos vida!... Do que mais podemos precisar?...
Precisamos simplesmente lutarmos e cuidarmos todos juntos pela
preservação da água e do meio ambiente e nunca esquecermos que
Deus está conosco nesta caminhada...;
“Hoje melhor do que ontem... E amanhã melhor do que hoje”.
Rosangela Cruz.

sexta-feira, 4 de março de 2011

TREINAMENTO PARA A VACINA CONTRA MENINGITE

                                                                                                                     Fotos: GVS

A Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Imunização realizou nesta sextta-feira, 04, de março  um treinamento para a aplicação da nova vacina do calendário infantil: Meningocócica C (conjugada), para o combate a Meningite.
Durante a capacitação, os técnicos ficaram sabendo sobre a manipulação das doses, indicação e apresentação, composição, reconstituição, como aplicar, cuidados de conservação, validade, estudos de eficácia e efetividade, uso simultâneo com outras vacinas, intercambiabilidade, esquema vacinal, contra-indicações entre outros.
Se fizeram presentes na capacitação todos os técnicos dos PSFs e Unidades de Saúde do municipio. O treinamento foi ministrada pela Enfermeira Claudia Alfaia, no auditório da Vigilância Epidemiológica.

“A meningite é uma doença muito grave que mata muitas crianças. Por isso estamos capacitando nossa equipe para que os pais possam levar seus filhos para receber a dose. A inclusão da vacina é importante para que a população fique mais tranqüila”, ressalta a Coordenadora Municipal de Imunização Helena Fortes.
 A vacina Meningocócica C (conjugada) poderá ser encontrada em todas as unidades de saúde do Município a partir do dia 21 de Março. A implantação será feita em todo o país. O objetivo é proteger a população de um dos tipos mais letais de Meningite que é a Sorogrupo C, que evolui rapidamente e com alta letalidade.

A dose fará parte da rotina do calendário de vacinação das crianças de três meses a dois anos de idade. É nessa faixa etária que a doença se apresenta com maior incidência. A meta é vacinar todas as crianças de três meses a dois anos em todo o municipio.
O esquema de vacinação consiste em duas doses de 0,5 ml, com intervalo de dois meses entre as doses, a partir dos três meses de vida. O reforço é recomendado no segundo ano de vida.
A vacina meningocócica C (conjugada) pode ser administrada simultaneamente a outras vacinas do calendário básico de vacinação, pois não interfere na resposta de vacinas inativadas ou atenuadas.
Além de imunizar a criança contra a Meningite, os pais podem aproveitar a ida a unidade de saúde e atualizar o calendário vacinal com a aplicação da Pneumo10, que protege contra a Pneumonia e receber a Megadose de Vitamina A, que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e tem função protetora da visão e pele.

PALESTRA NO MIRITI - DST E AIDS


                                                                           Fotos:IEC
A enfermeira Fabiane ministrou a palestra

O Centro de Especialização Flor do Miriti (CEFM) realizou nesta sexta-feira (4) uma manhã de conscientização e informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a Aids. A ação é uma iniciativa da direção do mesmo em parceria com Atenção Básica e o IEC (Informação, Educação e Comunicação.
O evento tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância da prevenção e esclarecer dúvidas comuns sobre as formas de contágio e transmissão. O foco principal da ação é o de levar a informação para o público que aguarda por atendimento no Centro de Saúde.
Durante a ação  foi ministrada uma palestra pela enfermeira Fabiane, houve distribuição de preservativos e panfletos informativos, além da exposição de figuras sobre essas doenças por meio de data show.
A iniciativa terá um cronograma elaborado pelo IEC, que abordará temas importantes continuamente, observando as datas comemorativas.

O Público presente

Todos assistindo a palestra

quarta-feira, 2 de março de 2011

Secretaria de Saúde está se organizando para o carnaval 2011


No período do carnaval, é muito importante que as pessoas se cuidem e se previnem das doenças sexualmente transmissíveis.
A secretaria de Saúde já está se organizando para trabalhar intensamente no carnaval 2011.
De acordo com o coordenador da Atenção Básica, o enfermeiro José Marcos, a Secretaria já está pensando e se organizando para trabalhar as 03 noites no carnaval.
- Como todo ano, já entramos em contato com a organização do Carnaval Miriense, e vamos montar uma barraca onde estaremos entregando alguns materiais como: preservativos, adesivos e atendimento de primeiros socorros, também iremos fazer inserções nos intervalos da passagem dos blocos com mensagens alusivas focando na preservação das doenças sexualmente transmissíveis, a transmissão do vírus da  AIDS e cuidados com o mosquito da dengue.
A Secretaria de Saúde estará no carnaval trabalhando na conscientização da população.