Fotos: IEC
A palestra levou informações sobre os cuidados com o lixo
A Prefeitura de Igarapé Miri, através das Secretarias de Meio Ambiente e Saúde, realizou na sexta-feira, 18, uma palestra sobre “ Lixo” no Centro de Especialidades Flor do Miriti para os usuários daquele centro de saúde.
A palestra foi ministrada pelas funcionárias da secretaria de Meio Ambiente, professoras Ocilene e Joana Darc.
Na palestra ministrada, foi feita a exibição de video falando da importância do trabalho em equipe.Também foi exibido fotos de locais dentro da cidade que estão se tornando lixões, a responsabilidade de cada um em cuidar de seu lixo, mantendo acidade limpa e organizada.
No encerramento foi dado a oportunidade a um dos ouvintes para prestar um depoimento sobre uma experiência que teve em outro município quanto a limpeza da cidade, em seguida houve um sorteio de bolsas e brindes de material reciclável.
A referida ação faz parte do cronograma de palestras do Centro de Especialidades, realizada todas as sextas feiras com apoio do IEC.
Os ususários ficaram atentos a palestra
Duarante a palestra foram expostos algumas experiências
No final houve distribuição de brindes
O que é o lixo?
Você já observou em sua casa, quantas coisas são jogadas fora todos os dias?
Agora, imagine quantas coisas são jogadas fora todos os dias em outros locais, como restaurantes, escolas, fábricas, hospitais...
Esse material que jogamos fora, que desprezamos e que não damos valor é o que chamamos de lixo.
De onde vem o lixo?
O lixo pode ter várias fontes geradoras. Ele pode ser de origem: residencial, público, comercial, industrial, agrícola, dos serviços de saúde e radioativo.
Como podemos diminuir a quantidade de lixo?
Os 4Rs são a resposta: Reutilizar – Reciclar – Reeducar – Reduzir.
Reutilizar o material na mesma função original, ou criando novas formas de utilização para sacolas de supermercado, sacos de papel, vidro, caixas, papéis de embrulho, etc.
Reciclar é transformar em outros produtos industriais, agrícolas ou artesanais. Fazer compostagem com restos de alimentos para jardins, utilizar garrafas pet para fabricar camisetas, sacolas de leite recortadas em fios para peças de crochê, óleo utilizado na cozinha para fazer sabão, palha de coco para fabricação de xaxins ecológicos, etc.
Para reciclar, é preciso separar materiais. Como medida básica, primeiro observamos se estes materiais são secos ou molhados.
Papel
Restos de alimentos
Papelão
Casca de frutas e vegetais
Plásticos
Fraldas descartáveis
Metais
vidros
Para onde vai o lixo?
É necessário o cuidado com o descarte do lixo por que o mesmo contamina o ambiente. Os lugares apropriados para o descarte do lixo são, em ordem de qualidade: o aterro sanitário, o aterro controlado, o lixão ou vazadouro.
O lixo produz o chorume, que é um líquido residual que contamina o solo e o meio ambiente um gás residual, denominado metano. O primeiro pode atingir os lençóis freáticos e contaminar os cursos d’água.
Por que estamos preocupados com o lixo?
O crescimento populacional descontrolado, o modelo de sociedade em que vivemos que estimula o consumismo e o desperdício gerando um crescente descarte de resíduos que são uma preocupação para a saúde pública, a ecologia, a sociologia e a educação.