SEJA BEM VINDO AO BLOG DA SEMSA

Aqui você encontra as principais informações de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde de Igarapé Miri.
As fotos e as matérias são de exclusividade da equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação)

sexta-feira, 4 de março de 2011

TREINAMENTO PARA A VACINA CONTRA MENINGITE

                                                                                                                     Fotos: GVS

A Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Imunização realizou nesta sextta-feira, 04, de março  um treinamento para a aplicação da nova vacina do calendário infantil: Meningocócica C (conjugada), para o combate a Meningite.
Durante a capacitação, os técnicos ficaram sabendo sobre a manipulação das doses, indicação e apresentação, composição, reconstituição, como aplicar, cuidados de conservação, validade, estudos de eficácia e efetividade, uso simultâneo com outras vacinas, intercambiabilidade, esquema vacinal, contra-indicações entre outros.
Se fizeram presentes na capacitação todos os técnicos dos PSFs e Unidades de Saúde do municipio. O treinamento foi ministrada pela Enfermeira Claudia Alfaia, no auditório da Vigilância Epidemiológica.

“A meningite é uma doença muito grave que mata muitas crianças. Por isso estamos capacitando nossa equipe para que os pais possam levar seus filhos para receber a dose. A inclusão da vacina é importante para que a população fique mais tranqüila”, ressalta a Coordenadora Municipal de Imunização Helena Fortes.
 A vacina Meningocócica C (conjugada) poderá ser encontrada em todas as unidades de saúde do Município a partir do dia 21 de Março. A implantação será feita em todo o país. O objetivo é proteger a população de um dos tipos mais letais de Meningite que é a Sorogrupo C, que evolui rapidamente e com alta letalidade.

A dose fará parte da rotina do calendário de vacinação das crianças de três meses a dois anos de idade. É nessa faixa etária que a doença se apresenta com maior incidência. A meta é vacinar todas as crianças de três meses a dois anos em todo o municipio.
O esquema de vacinação consiste em duas doses de 0,5 ml, com intervalo de dois meses entre as doses, a partir dos três meses de vida. O reforço é recomendado no segundo ano de vida.
A vacina meningocócica C (conjugada) pode ser administrada simultaneamente a outras vacinas do calendário básico de vacinação, pois não interfere na resposta de vacinas inativadas ou atenuadas.
Além de imunizar a criança contra a Meningite, os pais podem aproveitar a ida a unidade de saúde e atualizar o calendário vacinal com a aplicação da Pneumo10, que protege contra a Pneumonia e receber a Megadose de Vitamina A, que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e tem função protetora da visão e pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário