SEJA BEM VINDO AO BLOG DA SEMSA

Aqui você encontra as principais informações de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde de Igarapé Miri.
As fotos e as matérias são de exclusividade da equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

IV ENCONTRO DO ACS

O IV Encontro de ACS foi um momento muito importante para a categoria
Em 2008, a partir da Lei nº 4.963, foi criada a profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS), profissional que é parte integrante da estratégia do Programa Saúde da Família (PSF). O ACS integra a Equipe de Saúde da Família (ESF), juntamente com médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem e, por meio de ações individuais ou coletivas, realiza atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde.

Foi realizado nos dias 30/06 e 01, 02/07 de 2011, o IV Encontro de Agentes Comunitários de Saúde de Igarapé Miri. O evento foi promovido pela Associação dos ACS de Igarapé Miri e teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Igarapé Miri.

Presente na abertura do encontro, o Secretário Municipal de Saúde, Francisco Pantoja, afirmou que uma das características mais importantes do PSF é o trabalho em equipe, a junção de todas as atribuições de cada membro e o ACS é personagem fundamental para que o PSF alcance o objetivo de promover a saúde para a população, ofertando uma atenção primária digna. “Este encontro deve ser visto como o momento de debater o que podemos melhorar, de trocar experiências exitosas para que bons frutos sejam colhidos. O Mnicipio é parceiro desse encontro e com certeza nos esforçaremos para que outros sejam realizados”.

O Presidente da Associação dos ACS, Benedito Pereira, destacou que o encontro é um momento de crescimento e enriquecimento para os agentes. “Que este encontro seja o primeiro de muitos, pois experiências como esta são importantes para que tenhamos condição de aprimorar cada vez mais sobre nossas atribuições, sobre o trabalho que devemos prestar à população, um serviço que deve ser ofertado com qualidade e principalmente carinho. Nós agentes somos um elo entre a comunidade e o sistema de saúde, já que nosso trabalho, desenvolvido de casa em casa, proporciona que tenhamos um relacionamento mais estreito com o usuário”.

Segundo o coordenador de Atenção Primária José Marcos, ser ACS não é fácil, mas sim um desafio, pois trabalhar em equipe não é simples. “O agente, como outros profissionais, só consegue oferecer uma saúde de qualidade para a população através do trabalho, da ação, e da reflexão, e, neste encontro, o ACS tem a oportunidade de refletir, de pensar o que quer, o que busca e o que pode fazer para tornar o atendimento à comunidade mais humanizado”.

TESTEMUNHOS
Para a Drª Fátima Matos, uma das palestrantes do Encontro, “o ACS é o agente de transformação social mais importante que integra a equipe de saúde. Para ser este agente, ele de fato precisa ter compromisso social, gostar do que faz, ter prazer com as pequenas realizações e saber transmitir para o outro o seu saber”.

De acordo com a Enfermeira Regina Auxiliadora, palestrante e técnica da SEMSA, são atribuições do ACS: a identificação de gestantes o mais precocemente possível; a busca ativa de portadores de doenças crônicas e acompanhamento do tratamento dos mesmos; a notificação de doenças compulsórias; o desenvolvimento do conceito de humanização; a participação no controle social e, principalmente, ser um excelente comunicador social para orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde, entre outros.

“O grande diferencial do PSF são os agentes, que fazem um trabalho de conscientização da população, que vão às casas, acolhem as famílias, ouvem suas dúvidas, suas histórias o que muitas vezes é mais importante do que o medicamento”, salientou.

Santana Bastos, coordenadora de Planejamentos da SEMSA, lembrou que “ser agente é ser a mola propulsora para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS); é viver dia a dia a vida da comunidade; é ser a ligação entre a população com suas necessidades de saúde e os profissionais da equipe de saúde da família; é ser o profissional que se identifica, em todos os sentidos, com a comunidade”.


Durante o Encontro o NASF, através da Drª Silvia Pantoja, falou sobre a sua integração junto aos ACSs.

No ultimo dia do Encontro, o Prefeito Roberto Pina através do Vice Prefeito e Secretário de Saúde Francisco Pantoja, entregou a todos os ACSs, a portaria de efetivação dos mesmos, ressaltando que a Lei Municipal foi criada em 2008, entretanto sem portaria de efetivação para os ACS, o que veio só ocorrer agora através do Prefeito Roberto Pina.

O Encontro encerrou com uma programação festiva de confraternização dos mesmos.


A efetivação dos ACS foi um marco histórico no Encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário