SEJA BEM VINDO AO BLOG DA SEMSA

Aqui você encontra as principais informações de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde de Igarapé Miri.
As fotos e as matérias são de exclusividade da equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

LABORATÓRIO DE PRÓTESE DENTÁRIA

Igarapé Miri vai ter Laboratório de Prótese Dentária

AGUARDEM!

FIQUE POR DENTRO

Aedes de laboratório? Inseto transgênico é solto na Bahia
Torcemos para que este modo de erradicação seja eficaz. Saiba o que acontece com este mosquito geneticamente modificado quando solto no ambiente.
O mosquito Aedes aegypti modificado gera filhotes que não chegam à fase adulta. Os cientistas misturam material genético de drosófilas (aquelas moscas que ficam nas frutas), ao do mosquito.
A transformação faz com que seus filhotes produzam uma proteína que causa sua morte ainda no estágio larval ou de pupa (a fase de casulo). Os pesquisadores já estão soltando essa versão transgênica do inseto em bairros de Juazeiro (BA).
Trabalho no laboratório
Os embriões são produzidos pela Biofábrica Moscamed, em Juazeiro (BA), e identificados com um marcador fluorescente. Por diferença de tamanho em relação às fêmeas, os machos – que alimentam-se de néctar e sucos vegetais – são isolados antes da fase adulta, quando serão liberados no ambiente.
Eles serão soltos em cinco bairros da cidade. Lá, concorrerão para procriarem com as fêmeas, o que, em longo prazo, deve reduzir a população local dos insetos.
A previsão é de liberação de 50 mil mosquitos por semana nesses locais, e a conclusão do estudo está prevista para 18 meses após o início do procedimento.
Os primeiros 10 mil mosquitos já foram soltos no começo da semana, no bairro de Itaberaba. Amanhã, serão liberados mais 8.000 no mesmo local. A Malásia aderiu a mesma prática recentemente.
Será que a medida tem algum risco?
Não há chance de aumentar a incidência da dengue, já que os mosquitos machos não se alimentam de sangue, por isso não transmitem a doença, e sua única função é copular com as fêmeas – informações da bióloga Margareth Capurro, coordenadora da iniciativa.
Em relação ao possível desequilíbrio ambiental, Capurro afirma também ser praticamente nulo. O A. aegypti não é nativo do Brasil e encontrou um ambiente ideal porque não possui predadores naturais por aqui.
“Os mosquitos transgênicos vivem por aproximadamente sete dias e não deixam descendentes. Para retirá-los da população de insetos do local, basta parar de abastecê-la com novos indivíduos.”
Sem a modificação, o ovo do mosquito da dengue precisa de apenas uma semana para se tornar adulto e transmitir a doença.
Apesar de mais caro, o procedimento pode substituir inseticidas e larvicidas, reduzindo o lançamento de possíveis poluentes no ambiente.
“O que essas substâncias fazem é selecionar indivíduos resistentes, que não morrem com os produtos”, aponta a bióloga.
A iniciativa é coordenada pela bióloga Margareth Capurro, pesquisadora da USP, e foi aprovada pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança).

*Via FSP



VISA REUNE COM FARMACEUTICOS E PROPRIETÁRIOS DE FARMÁCIAS

Veja as fotos da reunião: (posteriormente publicaremos a matéria)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

VAMOS COMBATER A DENGUE - FAÇA A SUA PARTE

Agentes de Saúde no combate a dengue
A Secretaria de Saúde está fazendo a sua parte, os Agentes da Dengue estão nas a  rua realizando visitas nas casas, eliminando criadouros, fazendo o fumacê e levando orientações necessárias para o combate da dengue. Agora é a nossa vez, vamos fazer a nossa parte. Siga as orientações abaixo:
- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
 - Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MATERNIDADE DO HOSPITAL SANTANA COMEÇA A GANHAR NOVIDADES

No detalhe o porta retrato da maternidade

A Maternidade do Hospital Municipal de Igarapé Miri (Hospital Santana) recebeu uma atenção diferenciada nos ultimos dias, quando todo o setor foi modificado no que diz respeito as melhorias do ambiente local que foi decorado com motivos infantis, foi colocado televisão com DVD que exibirá sessões educativas para as mamães e ou futuras, e também um porta retrato onde será exposto a foto do bebê do dia. Tudo isso é graças ao novo olhar dado para a unidade de saúde. "Começamos pela maternidade, mais iremos alcançar todo o hospital, o nosso projeto inclui em seguida a pediatria do hospital, que inclusive terá uma brinquedoteca, para as crianças que ali forem ficar" - Informou a Secretaria de Saude atraves do setor IEC.
A televisão e os motivos infantis na maternidade

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SESPA VEM A IGARAPÉ MIRI IMPLEMENTAR O TRABALHO DE COMBATE A DENGUE QUE JÁ INICIOU ATRAVÉS DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

A reunião no auditório da secretaria contou com os técnicos e
secretário Francisco Pantoja

Conforme levantamento do Ministério da Saúde, o Pará está entre os nove Estados com alto risco de dengue. Por conta dessa situação, o secretário estadual de Saúde, Hélio Franco, divulgou as estratégias do novo governo para controlar a doença em 2011.
“O Plano Estadual de Controle da Dengue está sendo implementado visando ações em quatro eixos: a vigilância, assistência, combate ao vetor e a mobilização social. A dengue é uma doença que veio para ficar e esse plano visa diminuir os casos no Estado, em especial da tipo 4, ao qual estão suscetíveis inclusive as pessoas que já tiveram dengue do tipo 1, 2 e 3”, informou.
A Secretaria Estadual de Saúde através do 6º Centro Regional de Proteção Social realizaram em Igarapé Miri nesta quarta feira (16) duas reuniões para tratar sobre o assunto. A primeira aconteceu no periodo da manhã no auditório da Secretaria de Saúde com a presença dos técnicos da SEMSA, Secretário de Saúde e IEC, a segunda reunião ocorreu na Casa de Cultura, desta feita com a presença da sociedade civil organizada. Nas duas reuniões foi tratado sobre o plano de combate a dengue no municipio. Segundo o enfermeiro Marcos-gerente da Atenção Básica no municipio, algumas das ações do plano de contigência de combate a dengue em Igarapé Miri, já aconteceram, e outras ainda estão sendo implementadas.
A reunião encerrou por volta das 17:00 horas.
As técnicas da SESPA fizeram a exposição do plano

Os Agentes da Dengue participaram do momento

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CUANDÚ RECEBE ESCOLA NOVA

O prefeito roberto Pina conversa com a Comunidade

Fachada da Escola Nossa Senhora de Fátima

A comunidade de Cuandú, zona rural de Igarapé Miri, recebeu uma escola nova. A Prefeitura Municipal construiu a Escola Nossa Senhora de Fátima, e fez a inauguração da obra no último domingo(13).
A inauguração ocorreu às 10:00 horas da manhã, com a presença do secretário de Educação Janilson Oliviera, o prefeito Roberto Pina a vereadora Carmozinha e a comunidade local. Após o descerramento da fita inaugural, o prefeito reuniu com a comunidade e realizou um conversa sobre a escola inaugurada, pois a mesma foi resgatada para a localidade, já que chegou a sair da relação do MEC. Foram vários agradecimentos emocionantes.
A inauguração encerrou com um lanche à base de biscoitos, sucos e mingau com açaí.
À nossa reportagem o prefeito disse que é importante oferecer estrutura para a educação funcionar, e isso o governo da Participação Popular está fazendo, pois esta é a terceira inauguração de escola só no mês de fevereiro. O Secretário de Educação ressaltou a importância da comunidade em fiscalizar e fazer parte da educação dos filhos que irão estudar na escola, já que na mesma irá funcionar até o segundo ano infantil.
A professora Raimunda Pureza que estava aniversariando na data juntamente com o seu Rosa que administrou a obra da escola, falaram da emoção em receber uma escola nova, pois assim o atual governo está valorizando o municipio como um todo.
O almoço aconteceu na residência ribeirinha da vereadora Carmozinha.
A comunidade prestigiou o evento
 Momento solene da inauguração
 O descerramento da fita inaugural
 A população participou da roda de conversa
Até as crianças participaram
 Janilson falou da importância dos pais na fiscalização
 Todos na pose para o Semente
 A professora aniversariante
Almoço a base de peixe, açaí, porco e camarão

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CONTADORES VISITAM A SEMSA

 Neto Sampaio e Fábio Pantoja na SEMSA
Os contadores Fábio Pantoja e Neto Sampaio visitam a Secretaria Municipal de Saúde, mais especificamente o Departamento Financeiro. A visita foi feita como uma conotação cortêz, já que os mesmos são de estima do afã do Secretário de Saúde Francisco Pantoja e do diretor financeiro Mauro Pantoja. Vale ressaltar que o exercicio de 2010, da contabilidade pública municipal, encerrou com sucesso, onde todas as metas foram alcançadas e em breve serão expostas em audiência pública. Parabéns a quem de direito!
Os contadores no Departamento Financeiro

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

COMBATE A DENGUE

CONHEÇA UM POUCO SOBRE O
DESENVOLVIMENTO DO MOSQUITO DA DENGUE

Na próxima quarta-feira (16), a secretaria municipal de Saúde de Igarapé Miri, em parceria com associações, sindicatos, conselhos e a sociedade civil em geral se reunirá juntamente com a SESPA na Casa de Cultura às 15:00 horas, para organizar, o planejamento de intensificação dos trabalhos de mobilização social para evitar o aumento no número dos casos de dengue no município. Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde já iniciou seus trabalhos no âmbito, através dos Agentes de Endemias com várias programações dentro da cidade e nas vilas, onde foi desenvolvido estratégias de mobilização social, educação em saúde e a borrifação (fumacê).
Todos estão convidados para participar.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ACSs da Cidade Nova realizam Campanha ontra a Dengue


                                                                                                                   Fotos: Pretito
Os Agentes foram de casa em casa

Os Agentes de Saúde do Bairro da Cidade Nova em Igarapé Miri, tomaram iniciativa de realizar uma campanha de conscientização contra o mosquito da dengue no bairro, a programação aconteceu na sexta feira. Os Agentes Comunitários de Saúde sairam juntos pelas ruas do bairro com uma camiseta de identificação levando sacos plásticos e panfletos orientando as pessoas, percorrendo casa por casa do bairro. A programação foi um sucesso!

 Os moradores colaboraram na campanha




 Houve a distribuição de sacos plásticos para a comunidade




Os agentes levaram as informações para todos os moradores



FIQUE SABENDO
Importante aliado no combate à dengue, o agente da dengue é o elo entre o governo e a comunidade. Responsável por fazer o controle vetorial dentro das residências, eles auxiliam os moradores na eliminação dos focos do Aedes aegypti e orientam sobre como prevenir a doença, o que contribui para que a população se mantenha saudável.
Para o controle da dengue, em Igarapé Miri são realizadas visitas domiciliares, periodicamente. Durante as visitas, o agente da dengue faz a inspeção do terreno e elimina os possíveis criadouros do Aedes aegypti. Os agentes também orientam aos moradores sobre os hábitos que devem ser adotados naquela residência, para evitar que novos focos se desenvolvam.
Embora simples, esse trabalho é de fundamental importância para interromper o ciclo da doença. “Quando identificado algum foco dentro da residência, não sendo possível a eliminação por outros meios, o agente aplica larvicida.

Hábitos que você deve adotar

- Lave principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.
- Não deixe água acumulada sobre a laje.
- Mantenha a caixa d'água completamente fechada.
- Mantenha bem tampados tonéis e barris d'água.
- Elimine ou encha de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de plantas.
- Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, deve lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.
- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
- Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água.
- Remova folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.







segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

INAUGURAÇÕES NA PA 151


Sob a bênção do Padre Juscelino e do Pr. Estavão,  o Prefeito Roberto Pina inaugurou, no dia 06 de fevereiro, mais duas obras públicas no municipio de Igarapé Miri, desta feita na PA 151, há 1 quilometro do porto da balsa do Meruú, a Unidade de Saúde da Família do Meruú e Escola Eládio Lobato. A cerimonia de inauguração ocorreu no hall da escola com a presença de centenas de populares e autoridades presentes.
Tudo iniciou com a entrega do Posto de Saúde para a comunidade, onde houve uma solenidade simbólica com o descerramento da fita inaugural e o reconhecimento dos ambientes da Unidade de Saúde. Logo em seguida todos dirigiram-se para a Escola Eládio Lobato onde aconteceu a soledidade com todos os protocolos (Hino Nacional, Hino do Municipio, discursos das autoridades). O evento contou com a participação  expressiva do público, teve a presença de autoridades civis e eclesiásticas, além dos representantes de Conselhos e Associações . A programação foi marcada pelos calorosos pronunciamentos destacando a importância daquele momento, para a comunidade local e para o municipio, pois as obras oras entregues além de uma qualidade inrelatávela e de fundamental importância para os moradores da região.
Outro momento especial da cerimônia foi o discurso emocionando do Prefeito Pina, que falou das dificuldades que teve para poder entregar as obras que teve seu inicio no governo passado e que por algumas irregularidades, a mesma teve que ser adequada junto aos orgãos de fiscalização. Pina também falou das noticias não verdadeiras que circulam em nosso municipio, dizendo que o asfalto que embelezam as nossas ruas fora mandado pelo então Governador Jatene, isso não é verdade, o asfalto é fruto e compromisso do trabalho da ex governador Ana Júlia, que antes de sair do poder já tinha se comprometido em asfaltar 10 quilometros em Igarapé Miri, e já está quase tudo pronto. Outro ponto importante do pronuncimento foi quando prefeito falou sobre a violência, pois segundo ele, tudo o que tinha que acontecer (fechamento da estrada, manifestação pública, etc.) e que tinha que ter (quartel, delegacia, fórum, etc.) já aconteceu e já tem, então o problema da violência agora é um problema nosso - de todas as famílias, pois os assaltantes estão saindo do meio de nós e assaltando a nós, e para acabarmos com isso temos que conversar com a nossa família e denunciar as coisas ilegais que vermos perto de nossa casa.
Um onibus escolar também foi entregue para a escola Eládio Lobato e a promessa de mais um daqui com 60 dias.
Foi uma festa grandiosa para todos. Mais uma obra do Governo da participação Popular entregue para a população.












sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MEDICAMENTOS PARA HIPERTENSÃO E DIABETES NA FARMÁCIA POPULAR

Medicamentos serão distribuídos pelo programa Farmácia Popular, do governo federal
O governo anunciou ontem que, a partir do próximo dia 14, remédios para hipertensão e diabetes serão distribuídos gratuitamente pelo programa Farmácia Popular.
Segundo o Ministério da Saúde, para receber os remédios é preciso apresentar receita média e documentos pessoais (veja abaixo). Não há restrição de nível de renda.
O ministério informou que 15 mil farmácias e drogarias em todo o país fazem parte do programa. Uma parte delas são unidades próprias e a maioria é formada por estabelecimentos privados conveniados ao Farmácia Popular.
Na cidade de São Paulo, são 15 unidades próprias do Farmácia Popular e 539 farmácias e drogarias particulares que integram o programa. Muitos desses estabelecimentos fazem parte de grandes redes, com filiais em todo o território brasileiro.
Pela primeira vez
Desde 2004, o programa Farmácia Popular oferece descontos de até 90% para mais de cem tipos de medicamentos, inclusive para hipertensão e diabetes. Pela primeira vez, porém, o custo dos remédios será coberto 100% e o acesso a eles será de graça. A relação dos nomes dos medicamentos estará disponível nos pontos de venda, segundo o Ministério da Saúde.
Também foram incluídas fraldas geriátricas no programa. Nesse caso, será necessária a apresentação de um laudo ou atestado médico que indique o tipo de fralda de que o paciente necessita.
De acordo com dados das autoridades de saúde do país, cerca de 33 milhões de pessoas sofrem de hipertensão; outros 7,5 milhões têm diabetes. O programa Farmácia Popular atende atualmente cerca de 1,3 milhão de pessoas por mês.
A gratuidade de medicamentos foi uma das promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

MINHA CASA MINHA VIDA A TODO VAPOR EM IGARAPÉ MIRI



MAIS UMA OBRA DO GOVERNO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR


Área da construção do projeto


Lançado no ano de 2011 no município, o Programa Minha Casa Minha Vida irá contemplar famílias mirienses de baixa renda com uma moradia digna e de qualidade. Realizado através da parceria da Prefeitura com o Governo Federal, a obra está sendo realizada em um local escolhido pela PMI entre a PA 151 e a Estrada da Vila de Maiauatá.
De acordo com o representante da empresa responsável pela obra, através do programa, serão construídos inicialmente no município 682  casas, com cozinha, sala, banheiro e quarto. Para executar o serviço, a empresa contratou funcionários, em sua maioria moradores de Igarapé Miri, com isso gerando emprego e renda para o municipio.

Para uma pessoa que prefere não se identificar, morador do bairro da Cidade Nova, com essa iniciativa todo Igarapé Miri irá mudar, pois, para ele, a casa própria é uma riqueza. Ele falou ainda que as familias que forem contempladas  poderão finalmente morar dignamente ou até mesmo sair da “luta” do aluguel.
Os imóveis irão atender a pessoas que possuem uma baixa renda familiar, observando ainda como critérios de escolha ser beneficiário dos programas sociais, tais como o Bolsa Família.
O Programa Minha Casa Minha Vida reforça a parceria da Prefeitura de Igarapé Miri com o Governo Federal.

O canteiro de obras

 
Os pedreiros com a mão na massa

A felicidade corre solto no canteiro de obras

O trabalho não para jamais



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

HAVERÁ ÔNIBUS DOMINGO PARA A INAUGURAÇÃO

ATENÇÃO!

No domingo dia 6 de fevereiro, quando a prefeitura estará realizando a inauguração de mais duas obras do Governo da Participação Popular que é a Escola Eládio Lobato e  a Unidade de Saúde da Família do Meruú, ambos na PA 151  e também a entrega de um ônibus escolar para servir a região. Por motivo do evento a prefeitura estará disponibilizando dois ônibus para a locomoção das pessoas até o local da inauguração, os mesmos sairão da Praça Sarges Barros às 7:00 horas da manhã, a inauguração será às 9:00 horas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

AGENTES DE ENDEMIAS REALIZAM AÇÃO NA VILA DE SANTA MARIA DO ICATÚ


                                                                                Fotos: Alessandra
 Busca minuciosa por focos do mosquito

A Prefeitura Municipal de Igarapé Miri através das secretarias de Obras e Saúde, está presente desde ontem na localidade de Santa Maria do Icatú (Vila), realizando uma ação de impacto para combater os mosquitos trasmissores de doença, entre os quais destacamos o da dengue. Vários Agentes de Endemias vão estar realizando a busca ativa de possiveis criadouros de mosquitos e a eliminação de depósitos, enquanto que servidores da secretaria de obras farão a roçagem do mato que tem crescido nas margens das ruas. O trabalho perdura até hoje (1), que será o suficiente para a cobertura local.
A Secretaria de Saúde tem se empenhado em realizar ações de impacto nos locais que mais são propicios da proliferação do mosquito da dengue
 A coleta de focos facilitará a descoberta dos vetores na localidade
 O Agente mostra o foco recolhido para o morador
 Além da coleta os agentes fazem a educação em saúde com os moradores
 Locais onde há pneus descobertos são os locais mais propicios a proliferação do mosquito

 A conversa dos agentes com os moradores é de fudamental importância para a Educação em Saúde
 Os mosquitos também podem se reproduzir em lixos
"Saco vazio não fica em pé", depois do trabalho o boião, clicado pela agente do IEC Alessandra